domingo, 7 de março de 2010

Quaresma... tempo de oração!

Para nós cristãos o nosso modelo de vida é Cristo, então... Como é que Cristo viveu a sua Quaresma ? Como é que Cristo atingiu a sua Ressurreição, a vitória final sobre a morte?
Cristo vai para o deserto e vive um tempo forte de escuta do Pai. Através da oração no deserto, assume a vontade do Pai, identifica-se com ela, faz sua a vontade do Pai assumindo assim a condição de Filho verdadeiro. A nossa ressurreição está garantida na Ressurreição de Cristo, mas só lá chegaremos na medida em que O imitarmos. Para isso, é necessário identificarmo-nos com Ele, fazendo nossa a sua vida, e toda a sua vida foi um "faça-se em Mim segundo a Tua Vontade, ò Pai". A Quaresma é tempo forte de oração, de intimidade com Cristo, de comunhão de vidas, isto é, do colocar a nossa vida, na vida do Ressuscitado, para que assim a nossa vida purificada no sangue do cordeiro, lavada do nosso pecado, chegue ao Pai, santa e imaculada.
Nesta Quaresma, rezemos a nossa vida: no mais intimo de nós mesmos, na qualidade das nossas relações com os irmãos, na seriedade da nossa relação com Deus, e um dia, semelhantes com Cristo na morte, com Ele ressuscitemos para a vida de plenitude.

Sem comentários: