sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tarde Bonita

Queridos Irmãos,
Encontro-me num fim-de-semana de formação, formação essa que faço a pedido do nosso prior, Pe. Ricardo. Está uma tarde bonita e o ambiente entre o grupo é positivo. Escrevo-vos, porque foi uma proposta desta formação, à semelhança do apóstolo S. Paulo às suas comunidades.
Não sabendo muito bem o que escrever, começo por dizer aquilo que sinto e aquilo que vivo neste momento, em forma de partilha da minha experiência, como Cristão que sou e membro da paróquia de Belas.
Hoje, temos falado durante o dia, de alguns problemas que a Igreja vai atravessando, e também da importância da Comunidade. Em verdade, tenho tido um percurso que me proporcionou o contacto com outras paróquias e com outras realidades, de viver em comunhão, que me fazem questionar a minha própria comunidade e de uma forma mais pessoal, a minha própria família.
Sinto que, como comunidade falhamos em algumas coisas. Estamos muito fechados nos nossos pequenos grupos, o que é mau porque nos impede de crescer mais, de experimentar mais, de cultivar em nós o desejo de conhecer ainda mais, e de aprofundar a fé! Na verdade, penso que alguns sentem o mesmo, mas o que adianta sentir o mesmo, e não querer mudar isso? Afinal, acreditamos que, só em comunidade é que podemos crescer e caminhar para Cristo!
Olhando um pouco para a paróquia, noto que só existe uma actividade que nos una anualmente a todos, ou a pelo menos num numero maior, que é o “Fátima a pé”! É certo que muitos de vós já fizeram esta experiência e penso que não minto se afirmar que todos gostam desta experiência! Na verdade, se pensam que é por irem a Fátima, que chegam lá e Nossa Senhora faz o favor de vos meter bem-dispostos, deixem-me dizer que estão muito enganados, pois aquilo que nos enriquece, é todo o caminho que vamos fazendo, unidos na Palavra de Cristo, na oração, e também no companheirismo e afectividade que ganhamos uns pelos outros. Isto sim, esta experiencia, é que nos faz chegar a Deus, e por isso nos faz crescer. Aumentamos a fé, a esperança, e isto torna-nos mais ricos, mais conhecedores do amor que Cristo nos trouxe como herança, da sua presença entre nós! E era aqui que queria chegar. Queria propor que pensássemos mais nisto, que nos organizássemos, e que explorássemos as enúmeras maneiras de experienciarmos esta comunhão, que nos faz crescer na fé, e que portanto, nos aproxima e aproxima-nos de Deus!
Desejo a todos uma boa Quaresma e uma Santa Páscoa! Rezo por vós, e pela nossa comunidade!
Abraços em Cristo

Sem comentários: