quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

Como todos os dogmas, também a ‘Imaculada Conceição’ foi a solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja, do que nós poderíamos chamar a ‘devoção popular’. A ‘Imaculada Conceição’ caracteriza o catolicismo em Portugal, tendo sido sob esta invocação Nossa Senhora proclamada por D. João IV, Rainha e Padroeira de Portugal.

Mas que significa para nós hoje este admirável mistério?

O dogma da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria foi a solene confirmação do mistério central da fé. A Virgem Maria foi pensada por Deus como a mediadora do mistério da Incarnação, não podia ser pensada senão totalmente redimida, e como redimida é que concebeu sem pecado o Filho de Deus, porque sem pecado foi concebida. Ao acolher a Palavra do Anjo, a Virgem Maria permitiu que a Palavra eterna de Deus assumisse a carne do pecado e por causa desta assunção ela foi previamente redimida pelo seu próprio Filho. Por ela, o Verbo de Deus entra na história, inaugurando o tempo da Graça e da Liberdade dos filhos de Deus.

A ‘Imaculada Conceição’ mostra a Virgem Maria como a primeira na ordem da Redenção, Redenção esta que não pode acontecer sem ela. Sem a Imaculada Conceição da Virgem Maria não seria pensável a redenção, como vitória divinizante da natureza humana sobre o pecado do mundo.

Assim, neste dia, a Igreja e todos os fiéis exultam de alegria, porque aí está o exemplo das maravilhas de Deus na História e do que Ele pode fazer na Igreja e na vida de cada crente. Tal como a Virgem Santa Maria, sejamos capazes de colocar na mesma atitude de filial obediência e de amor, N'aquele cujo Nome é grande, e que grandes coisas realizou na sua humilde serva!

Bem-aventurada a nação, que se honra por tê-la como Mãe e Padroeira.

1 comentário:

SóCiO disse...

Peço-te Maria, que foste coroada rainha do nosso pais que consigas transformar os corações dos nossos governantes de forma a seguirem o teu exemplo de ternura, afecto, carinho, partilha, humildade, disponibilidade, alegria, obediência, simplicidade, fidelidade etc...