quinta-feira, 16 de abril de 2009

«Estou crucificado com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim." Gal 3, 19


Finalmente um post feito por uma sementinha recente no grupo... de um retiro paroquial com dois grupos de jovens – Veritas e Seminis – preparado pelos respectivos animadores e pelo Sr. Padre Ricardo.

Dia 1: O DIA DO CHOQUE

Passava pouco das 21h e 30min, quando chegámos aquele lugar onde iríamos destruir camas com moches (EU SOU TAG), não deixar o PAULINHO dormir, e onde ele nos avisou que não queria tomar banho com os pelos públicos xD dos outros. Quando chegámos aos quartos, cada um ocupou a cama que quis e arrumou as suas coisinhas. Logo de seguida, foi-nos pedido para vestir uns agasalhos quentes e para levarmos as lanternas para fora de casa, para irmos a uma via-sacra preparada pelo Sr. Padre Ricardo. Acabada a via-sacra, fomos todos para a caminha sonhar como iria ser o dia seguinte. Os rapazes bem tentaram-se divertir um pouco, mas houve quem citasse repetidamente a seguinte frase: “- Amanhã tenho de levantar-me cedo! Calem-se!” (a gente compreende Paulinho). Depois de tanta insistência, lá dormimos e deixamos dormir quem o queria fazer (Ah melhor o Aires bem tentou fugir no meio da noite escura, mas houve quem ainda não tivesse a dormir e não o deixasse: “ Isso é falta de educação” by: Paulo)

Dia 2: O MÁRCIO FAZ ANOS!!!

6h e 8min ouvia-se um despertar irritante, era o Paulinho que tinha de acordar para ver como estava o bolo de aniversário do MÁRCIO xD
Depois de acordarmos e lavarmos os nossos corpos Sveltesse linha zero, fomos rezar as laudes e tomar o pequeno-almoço e lavarmos a loiça (“Quem são os voluntários? Adelaide vais lá?”). De seguida, démos corda aos sapatos e andamos (um aquecimento para a ida a Fátima a pé deste ano) até à Quinta do Bom Jardim para conhecer um Padre todo maluco (no bom sentido) e bem-disposto para nos poder falar do significado da cruz, a sua simbologia e etc.
Claro toda esta conversa deixou-nos com um buraco no estômago... de volta a casa, fomos almoçar, era bacalhau-à-brás. Depois de almoçar e lavar a loiça, recebemos de coração aberto a Irmã Mafalda que nos veio falar da oração, de como a devíamos fazer, como a devíamos meditar, e todas essas coisas que melhorassem a nossa oração. Assim já mais para a tarde tivemos que preparar os cânticos e as leituras para o Domingo de Ramos correr bem. A eucaristia teve inicio a entrada da Rua da Capela para a bênção dos ramos, seguida de uma pequena procissão até à capela. Ao final da tarde, a actividade que se seguiu foi uma caçada nocturna, em que foram formados pequenos grupos para andar pela quinta à procura de pistas relacionadas com a conversão de Paulo, as cidades onde passou, etc. Durante a caçada fomos jantando. Depois da caçada, e de todos já terem a barriga cheia, seguiu-se uma noite de oração e as confissões para quem quisesse (by: PEGA BRASILEIRA – “ preme... pre... pre... não interessa! “ in oração) Finalmente cama! Desta vez o PAULINHO bem queria deixar gozar a ultima noite... mas arrependeu-se e voltou ao mesmo discurso: - -“ Amanhã tenho de levantar-me cedo! Calem-se!” e quando ouvíamos estas palavras já sabíamos que era hora de dormir.

Dia 3: LAST DAY

Último dia! Todos em êxtase para sair dali e ir para as humildes e luxuosas casas que nos esperavam. De manhã, voltamos a ouvir o irritante despertar do PAULINHO para ir ver como estava a massa para o pão. Depois de um tomar de banho demorado por parte do RODRIGO e do AIRES fomos rezar as laudes, tomar o pequeno-almoço e lavar a loiça. Seguiu-se uma actividade em que tínhamos de fazer alguma coisa para explicar à nossa adorável e amável animadora SOFIA o que tínhamos aprendido de São Paulo, com a caçada nocturna da noite passada. Correu bem e superamos as expectativas. Depois ficamos a saber quem foi os vencedores da caçada (Bem-Aventurados). Almoçamos e lavamos a loiça. Muito rápido e de uma forma eficaz fomos arrumar as nossas coisas, para regressar a base, e limpar os quartos e casas de banho. Depois rezámos e fizemos a nossa avaliação do retiro, para o Sr. Padre tomar conhecimento. Deixamos tudo limpo, como encontramos. Deixamos também a porta aberta para um dia podermos entrar sem pedir licença, e desfrutar da boa disposição que foi vivida de noite e de dia.
Dois grandes grupos de jovens, sempre em evolução, num caminho paralelo na quaresma!

Sempre juntos!

5 comentários:

Diz que é o Rodrigo disse...

Ponto 1: é Sr Dr Padre Ricardo, vamos lá a mostrar respeitinho

Ponto 2: eu não ocupei a cama que quis, Deus sabe que queria tar o mais longe possivel do Dinis

Ponto 3: ui corpos Sveltesse linha zero era o que não faltava

Ponto 4: banho demorado por parte do Rodrigo e outro banho demorado, completamente distinto que não tinha absolutamente nada relacionado com o prévio, por parte do Aires; só para esclarecer

Ponto 5: tinha que vir a cagança... "ahh e tal ganhámos a caçada nocturna"

Abraços, beijinhos e foi um prazer partilhar aquele fim-de-semana com "bosmecês"

Aires disse...

ahah, eu e o Ruca demorámos porque tivemos a arrumar aquilo tudo e a limpra os canos dos chuveiros (a)

Amour-Amour disse...

É vrdd mais um retiro hehe foi bom sim.
Quanto ao aires fugir lool o rapaz so ia a porta busacar o telemobvel q EU tinha para lhe dar lool eu n ia fazer mal a ninguem heheheh mas foi bom ...mais uns momentinhos em conjunto.... bj

Flofy <3 disse...

Epah este rapaz fala tao bem xD

Adelaide disse...

Só para esclarecer, sr Rodrigo, eu não cortei nada! Como se vê as maquinas gostam tanto de ti que quase te apagam!

Gostei do retiro! Obrigada pela partilha e Sofie... Não me apanhas mais a lavar loiça :P

Beijinho*