sábado, 27 de dezembro de 2008

Noite de Oração 8 de Dezembro

Mais um ano, mais uma noite de oração, mais um momento para adorar Maria.
Como não podia deixar de ser a tradição, também este ano nós, os Seminis, fizémos um momento de oração para louvar Maria.
Com o tema "Maria... Luz de Vida" resolvemos adoptar uma maneira diferente de oração, separando a vida de Maria, em sete momentos - que vão desde o seu nascimento à sua subida aos céus - cuja constituição consistia num breve momento de silêncio, uma prece e um cântico.
Após os momentos fez-se um momento de silêncio um pouco mais prolongado, seguindo-se o gesto em que as pessoas foram convidadas a partilhar a luz de Maria e, por fim, a oração de conclusão acompanhada do cântico final.
Obviamente não nos esquecemos do tradicional "cházinho" em que, para além de comermos e bebermos, fomos presenteados com uma actuação da D. Celeste (a mãe do Aires para quem não sabe) que a todos encantou com a sua cantiga.
Pois bem... a verdade é que uma noite de oração não precisa de ser extremamente elaborada para ser "especial", e se nesse caso vence a simplicidade, acho que conseguimos atingir a meta traçada, proporcionando um bom momento para todos.

2 comentários:

Sofia disse...

À imagem de Maria, os Homens aprendem palavras de amor, generosidade e entrega. Palavras simples e cheias de significado, e ainda assim tão poucas para descrever Ser tão gracioso.
Tudo em Nossa Senhora representa, e passa por um sim. Ninguém à excepção de Maria renunciou tão perfeitamente a si próprio, para deixar Deus agir de modo completo e incondicional.
Nenhuma mulher pôde jamais ter o seu Deus tão perto de si, como Maria, um Deus menino que se pode trazer nos braços e cobrir de beijos, um Deus vivo que sorri e respira, um Deus que se pode tocar e que ri.
O destino de Maria foi o de ficar em silêncio. Foi a sua condição, a sua vida, o seu caminho. Um silêncio que adora a palavra eterna.

(Para quê mais comentários, com tão bela introdução à oração!)

Anónimo disse...

Oi Sócios e Sócias, apesar das contrariedades que tivemos para elaborar esta noite de oração, acho que foi uma excelente noite de oração que me fez recordar um bocado do clima de paz interior de taizé não só através do cenário mas também pelos cânticos, o que interessa é o resultado final e acho que isso foi conseguido com êxito devido ás palavras simples mas fortes que vinham no guião e que tocaram o meu coração.Abraços e Bjs:)Sócios e Sócias