“Bei dir ist Freude, Freude in Fulle”. Em Ti encontro a alegria plena, este é sem dúvida o pensamento que nos acompanha durante uma estadia em Taizé. A simultânea, e talvez consequente, liberdade e proximidade em relação à oração fazem-nos pensar. Pensar na falta que não julgávamos sentir de mais momentos de intimidade Contigo, pensar em como uma semana nos pode abrir os horizontes, pensar em levar de volta connosco esta “calma intensa”, que este cantinho de França nos mostra.
Foi este um dos sentimentos que tentámos mostrar no dia 26 de Outubro à Comunidade através do vídeo sobre a nossa actividade de Verão. Foi, contudo, perceptível que existe lugar para tudo em Taizé. Conhecer novas pessoas e deixar-se tocar por estas é o “pão nosso de cada dia” mas aprendemos a fazê-lo com uma genuinidade de coração que não pensávamos ter. De repente tudo fica mais simples, amigos unem-se ainda mais, discussões deixam de ter a importância que normalmente lhes damos, laços são criados e, com segurança, ganhamos a certeza de que venha o que vier iremos dar a volta por cima. Difícil é chegar ao fim da semana e deixar todas estas garantias para trás e tentar trazer um pouco deste espírito e desta disponibilidade para a “nossa vida”. Mas não será aqui mesmo que jaz o verdadeiro significado do caminho que o Cristão tem a percorrer?
2 comentários:
Sim é ! este é uma característica do caminho cristão, ser capaz de dar a volta por cima e compreender a simplicidade da presença de Deus, só com Deus presente nas nossas vidas, nos nossos sins nos nossos nãos, é que somos capazes de dar a volta por cima e continuar a caminhar e a fazer caminho. O difícil por vezes, é encontrar a presença de Deus. Taizé é de facto uma presença muito verdadeira muito concreta e muito simples!
Este ano, foi o meu segundo ano em Taizé... após 10 anos de ausência...
Cheguei, e apesar das mudanças físicas de Taizé (as cabines telefónicas vazias, os carregadores de telemóvel e de pilhas ligados em todas as tomadas disponíveis, etc), a sua essência continua sem dúvida a mesma... a simplicidade!
Uma simplicidade que tranquiliza, que ilumina, que proporciona o encontro, e que aproxima sem condições ou desculpas...
Cada presença em Taizé é sempre diferente e marcante. E mesmo os que vão ao encontro do desconhecido, são marcados no coração, com tão bela forma de viver, em tão curto espaço de tempo... Em cada pormenor, pessoa ou gesto, é facilmente identificável a presença de Deus.
Terminei as minhas orações em Taizé, com o desejo de encontrar forças em mim, que me continuem a mover para trazer para a "vida real" um pouquinho daquele cantinho de França. E é isto que procuro a cada dia... viver a vida na presença simples de Deus!
Enviar um comentário