domingo, 28 de dezembro de 2008

G3 - Encontro ''O Natal''

Após a grande jantarada ''à Seminis'', cheia de boa-disposição e de amizade, que celebrou também mais um aniversário da Cláudia, seguiu-se então um momento de encontro, um momento de partilha, o momento que nos foi proporcionado pelo G3 formado pelas Catarinas, pelo Márcio e pelo Miguel.Trouxeram-nos um tema bastante interessante para debatermos: O Natal. O que era o Natal para nós ? Como o vivíamos ? Se tínhamos certas rotinas.. Enfim, perguntas às quais respondemos todos com um sorrisinho bem natural ao lembrarmo-nos destas rotinas, quase sempre na presença dos nosso familiares.Começámos por sentarmo-nos em volta de umas velas, o que nos levou a sentirmos ainda mais o espírito e esta força que é o Natal, o nascimento do Salvador, e não a entrega eufórica de prendas e a corrida eufórica aos centros comerciais.À medida que íamos sendo questionados pelos elementos do G3, alguns de nós tentavam encontrar-se, tentavam fazer com que as outras sementes também sentissem que Jesus estava presente naquele momento enquanto alguns sentiam uma força interior à qual não conseguiam ser indiferentes e tiveram de as expulsar (xDDD).Foi assim que o G3 trasmitiu a mensagem que Jesus nos queria dar a conhecer novamente: o centro das atenções nesta quadra é Ele !Penso que a mensagem foi-nos muito bem trasmitida, permitindo-nos passar um Natal em comunhão com Cristo, um Natal diferente de todos os outros em que o importante, mesmo sem assim o querermos, eram as prendas e essas coisas todas que nos dão prazer apenas por 1/2 horas. Jesus, dá-nos o prazer de viver 24 horas por dia, 7 dias por semana e é isso que temos de ter bem presente no nosso coração.Sem dúvida, um momento muito bem conseguido pelo grupo parabéns ! ;)

sábado, 27 de dezembro de 2008

Parabéns Cláudia!

Foi no dia 20 de Dezembro, que uma das nossas sementinhas, a Cláudia, fez 17 aninhos, e decidiu festejá-los connosco, no nosso Jantar de Natal.

Desejamos-te muitas felicidades, pela vida fora!

Beijinhos dos Seminis

Noite de Oração 8 de Dezembro

Mais um ano, mais uma noite de oração, mais um momento para adorar Maria.
Como não podia deixar de ser a tradição, também este ano nós, os Seminis, fizémos um momento de oração para louvar Maria.
Com o tema "Maria... Luz de Vida" resolvemos adoptar uma maneira diferente de oração, separando a vida de Maria, em sete momentos - que vão desde o seu nascimento à sua subida aos céus - cuja constituição consistia num breve momento de silêncio, uma prece e um cântico.
Após os momentos fez-se um momento de silêncio um pouco mais prolongado, seguindo-se o gesto em que as pessoas foram convidadas a partilhar a luz de Maria e, por fim, a oração de conclusão acompanhada do cântico final.
Obviamente não nos esquecemos do tradicional "cházinho" em que, para além de comermos e bebermos, fomos presenteados com uma actuação da D. Celeste (a mãe do Aires para quem não sabe) que a todos encantou com a sua cantiga.
Pois bem... a verdade é que uma noite de oração não precisa de ser extremamente elaborada para ser "especial", e se nesse caso vence a simplicidade, acho que conseguimos atingir a meta traçada, proporcionando um bom momento para todos.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Banco Alimentar contra a Fome «Modelo Massamá-Norte»

Esta actividade decorreu no Modelo Massamá-Norte, no dia 30 de Novembro de 2008, o objectivo era que com pequenos gestos ajudarmos o Banco Alimentar, ou seja, através da distribuição de sacos na entrada do hipermercado e da recolha dos sacos perto das caixas registadores para depois seguirem rumo á Sede do Banco Alimentar. O grupo foi dividido em vários turnos de 4 elementos, de duração média de 1h30, já que o horário que nos calhou foi das 9H ás 14H e desta forma todos ajudaram um pouco, os que mais precisam através destes gestos de solidariedade. Não custa nada ajudar quem mais necessita e basta dizer um simples "Obrigado" às pessoas que contribuem para esta campanha, por isso, como diz o slogan do Banco Alimentar "Alimente esta ideia".

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

G2 - Encontro "Confiança"

No dia 22 de Novembro, o encontro foi conduzido por 4 elementos do grupo, que formam o G2, (Daniel, Joana, Aires, Cláudia) e apresentaram como tema “ A Confiança”.
Foi dado de uma forma muito original. Foram-nos vendados os olhos e fomos conduzidos pelos vários elementos do grupo até ao pátio onde nos sentamos a volta de uma fogueira. Fomos testados de forma a ver se todos tínhamos confiança a 100% em todos os elementos do grupo e em algumas pessoas que nos são queridas e o que nos leva a confiar nelas.
Terminámos na capela, onde fizemos um momento de reflexão e uma pequena oração. Mas ainda tivemos tempo para um chazinho trazido pelo grupo.
Acho que foi um bom encontro, pois ficamos a perceber que não confiamos em todos a 100% mas também para começar a falar e conhecer melhor as pessoas com quem habitualmente não tínhamos tanto contacto.

Actividade de "Verano"



“Bei dir ist Freude, Freude in Fulle”. Em Ti encontro a alegria plena, este é sem dúvida o pensamento que nos acompanha durante uma estadia em Taizé. A simultânea, e talvez consequente, liberdade e proximidade em relação à oração fazem-nos pensar. Pensar na falta que não julgávamos sentir de mais momentos de intimidade Contigo, pensar em como uma semana nos pode abrir os horizontes, pensar em levar de volta connosco esta “calma intensa”, que este cantinho de França nos mostra.
Foi este um dos sentimentos que tentámos mostrar no dia 26 de Outubro à Comunidade através do vídeo sobre a nossa actividade de Verão. Foi, contudo, perceptível que existe lugar para tudo em Taizé. Conhecer novas pessoas e deixar-se tocar por estas é o “pão nosso de cada dia” mas aprendemos a fazê-lo com uma genuinidade de coração que não pensávamos ter. De repente tudo fica mais simples, amigos unem-se ainda mais, discussões deixam de ter a importância que normalmente lhes damos, laços são criados e, com segurança, ganhamos a certeza de que venha o que vier iremos dar a volta por cima. Difícil é chegar ao fim da semana e deixar todas estas garantias para trás e tentar trazer um pouco deste espírito e desta disponibilidade para a “nossa vida”. Mas não será aqui mesmo que jaz o verdadeiro significado do caminho que o Cristão tem a percorrer?