No dia 7 de Dezembro realizou-se na Capela da Idanha uma noite de oração relacionada com a Festa da Padroeira da Capela. Quem organizou este momento de oração foi o nosso Grupo de Jovens "Seminis" e o 10º Volume da Catequese. O tema, relacionada com Maria, por isso a decoração foi de acordo com o tema, transformando o ambiente tipo de Taizé com um pequeno icone de Maria de Taizé, por baixo do altar ao centro. Quem presidiu a esta noite de oração foi o nosso Pároco, Padre Ricardo, e tiveram presentes pessoas da nossa Comunidade, alguns elementos do Grupo da Serra da Silveira "Lumen". Uma surpresa bué agradável foi a presença de alguns idosos do Lar das Rosas. Para além disso, neste momento de oração foi estreada uma nova cruz para as celebrações da Capela. No fim, houve uma pequena ceia para convívio com as pessoas que estiveram presentes. De seguida, vou referir o esquema da noite de oração que organizámos com base no espirito de Taizé.
Texto introdutório:
Maria... a fidelidade de um coração!
A encarnação do verbo, foi o início da nossa salvação e redenção. Tudo passa pelo sim de Nossa Senhora, pela fidelidade do Seu coração à vontade de Deus.
Toda a vida de Maria consiste em dizer, sim. A Cheia de Graça não sabe outra palavra. A sua obediência é activa e responsável, forte e constante, no cumprimento da sua missão. A personalidade de Maria, a sua realização pessoal, completou-se em plenitude na vontade de Deus. Porque obedeceu e se fez Serva, o Senhor a exaltou como Rainha.
Se o pecado é desobediência, a graça é obedecer. Só poderemos esmagar orgulhos e rebeldias, quando fizermos a vontade de Deus. A obediência, é a oblação que lava todas as manchas. Na obediência com Maria, seremos imaculados.
Louvemos então, a Mãe de Jesus, a Mãe dos Homens, a Mãe da Igreja.
Cântico inicial: Magnificat
Salmo: Alleluia
Evangelho: Lc 1, 26-38
Momento de reflexão: com alguns textos. Cada texto tinha no fim o cântico In Manus Tuas Pater, Commendo Spiritum meum, ou Nas tuas mãos, ó Pai, entrego o meu espírito.
Gesto: pequeno texto, no fim o cântico A alma que anda no amor, não cansa, nem se cansa. Enquanto se cantava as pessoas iam buscar um pequeno papel que tinha uma imagem de Maria com o menino, e por detrás estavam algumas frases biblicas, como por exemplo "Senhor, eis-me aqui".
Preces com o cântico: Misericordias Domini, in aeternum cantabo
Pai-nosso
Oração da Conclusão
Cântico Final: Cantarei ao Senhor, enquanto viver.