terça-feira, 17 de maio de 2011

Peregrinação a Pé ao Santuário de Fátima 2011 (De 26 a 30 de Abril; Tema: Cristo Ressuscitou!)





1º DIA-» BELAS-MILHARADO

Começámos esta peregrinação como de costume com a Eucaristia na Igreja de Belas e passados alguns quilómetros rezamos laudes e foram entregues os guiões e também cada peregrino foi inserido num grupo do terço. Este ano cada grupo tinha o nome de um Santo que viu Jesus Ressuscitado, no meu caso, era Santa Teresa do Menino Jesus. Depois disto, quando chegámos a Milharado fomos á Igreja Local e rezámos uma dezena a Nossa Senhora agradecendo este dia. As palavras do nosso Prior tocaram-me muito neste dia pois deram-me muita força e ânimo e despertou-me para ver a meu lado a cada passo Cristo Ressuscitado.

2ºDIA-» MILHARADO-OTA

O esquema de oração foi igual ao dia anterior, este ano existem 2 novidades em relação ao ano anterior: a primeira o nosso Pároco escreveu no guião para cada dia uma mensagem, a segunda é que ao longo da caminhada o nosso Prior apelou que quando ele dissesse “Cristo Ressuscitou” nós respondêssemos em conjunto “Ressuscitou verdadeiramente, Aleluia”. Este ano os textos para a hora de silêncio que nos acompanharam no guião eram da autoria do nosso Papa Bento XVI retirado do seu último livro que fala de Jesus Ressuscitado. Durante a tarde, chegados a Meca fomos celebrar Eucaristia na Basilica local, na qual aconselho a todas as pessoas a visitarem o interior, o exterior e a Sacristia. Esta Basilica é muito bonita, é património Nacional e é reconhecida pelo Vaticano. De seguida, após a Eucaristia ainda estava um intenso calor quando de repente o tempo virou-se para Trovoada e chuva intensa que nos acompanhou até chegarmos á Ota.

3ºDIA-» OTA-RIO MAIOR

Cada momento de oração é organizado por cada Grupo do Terço escolhido pela Organização da Peregrinação. Este dia ficou marcado por andarmos num percurso feito quase todo por estrada nacional excepto o momento de silêncio feito por mato, para que esta obra feita por Deus nos ajudasse a escutá-lo. Ao longo do dia, o nosso Pároco alertou-nos para nos prepararmos interiormente para as Confissões á noite na Igreja de Rio Maior. O tempo melhorou um pouco passando para aguaceiros mas continuando com Trovoada. Uma das coisas que mais marcou nesse dia foi durante o tempo das Confissões, o som ambiente ter sido Cânticos de Taizé que despertou em mim muita paz interior.

4ºDIA-» RIO MAIOR-MINDE

Para mim este dia foi o mais duro e o que mais me custou (42 Km), pois devido á quantidade de quilómetros tivemos poucas paragens. Mas, foi o dia que mais preencheu o meu coração devido á força que vem de Deus e que me ajuda a dar mais passos caminhando para a minha Mãe do Céu. O tempo continuou igual ao dia anterior. Sem dúvida, que houve um dia que tivemos á nossa volta muita beleza da Natureza á nossa volta e este dia foi mais outro devido ao termos subido e descido a Serra de Aires e Candeeiros rumo a Minde. No final do dia, antes de dos deitarmos cada grupo do terço fez um pequeno teatro sobre a História do seu santo mas de uma forma muito lúdica.

5ºDIA-» MINDE-SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Este foi o dia em que viu em todos os rostos muita alegria pois já estávamos muito perto do Santuário e a emoção começou logo ao vermos a primeira placa de muitas iguais indicando o caminho para Fátima. O almoço como já é tradição nestes últimos anos foi Sopa da Pedra e no fim como de costume foi dado a cada Peregrino uma T-Shirt feita pela Paróquia para entrarmos todos iguais. Este ano a T-shirt era Azul com o logótipo desta Peregrinação com o Tema nas costas e á frente o logótipo da Paróquia e por baixo “Cristo Ressuscitou” escrito em 12 linguas diferentes. Quando chegamos a Fátima o tempo continuou na mesma mas desta vez a chuva foi um pouco mais intensa até virarmos no cruzamento em direcção ao santuário, nesse momento a chuva parou e a emoção percorreu todos os peregrinos com muita alegria e paz no coração.